terça-feira, 3 de abril de 2018

Tomada de Posição sobre a iniciativa nacional INCoDe.2030



A APDSI reitera nesta sua Tomada de Posição que a iniciativa INCoDe.2030 é fundamental e crítica no seu propósito para o país (posicionar Portugal no topo dos países europeus em competências digitais), estando em consonância com algumas das suas posições recentes. Contudo, reclama "ab initio" que falta uma visão mais ampla sobre o que fazer e como, designadamente, na ação e reconhecimento do papel da aprendizagem / formação não formal e informal e na inclusão de indivíduos vulneráveis. A Associação chama, ainda, a atenção para o facto de todas as 21 competências do Referencial Europeu de Competências Digitais deverem ser atendidas, amplificando a ação da iniciativa.

Para se alcançarem os objetivos propostos numa iniciativa em que se pretende a inclusão de todos/as é necessário envolver a sociedade civil, como não tem sido prática até agora, nomeadamente os stakeholders, e sustentar o alcance desses objetivos numa ação colaborativa forte, perseverante e determinada, entre o público e o privado, entre a academia e as empresas, entre o social e o económico.

Neste aspeto, o financiamento aos setores público e privado é fundamental e não se encontra neste documento nenhuma referência a este elemento crítico, tendo em conta que já no presente existe uma grande falta de apoios à educação e formação.

Consulte aqui o documento da Tomada de Posição.

Sem comentários: