terça-feira, 3 de abril de 2018

Especialistas em smart cities e presidentes de Câmara debatem o futuro



A quarta edição do FICIS - Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis, vai reunir no Museu D. Diogo de Sousa, a partir de hoje e ao longo de três dias, mais de 20 especialistas em smart cities e 10 presidentes de Câmara, para debater e apresentar soluções projetadas para transformar as cidades portuguesas em cidades inteligentes. A notícia foi dada em comunicado enviado à imprensa.

A mobilidade, a regeneração urbana, a tecnologia e inovação, a criatividade e arte urbana serão alguns dos temas de fundo em discussão, numa iniciativa que éaberta ao público e pretende afirmar-se como um exemplo de democracia participativa.

"Pelo quarto consecutivo, o FICIS volta a abrir à comunidade uma porta para a partilha de conhecimento sobre como será viver, no futuro, nas nossas cidades. É fundamental incluir os cidadãos nesta discussão, pois o sucesso do futuro das cidades passa, em larga medida, pela colaboração dos próprios cidadãos", refere Ana Fragata, diretora executiva do FICIS 2018.

A mesma responsável destaca que "em Portugal, há vários casos de concelhos menos povoados que têm desenvolvido boas práticas ao nível do futuro sustentável das cidades e que podem, igualmente, beneficiar as grandes cidades portuguesas. Este ano, teremos a oportunidade de conhecer os testemunhos de vários presidentes de Câmara de cidades que são casos práticos de sucesso na aplicação destas soluções".

Além de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, que terá a seu cargo a sessão de abertura do FICIS 2018, a iniciativa vai também contar com as participações dos presidentes das autarquias de Arcos de Valdevez, Montalegre, Melgaço, Castelo de Paiva, Gondomar, Tabuaço, Vila Nova de Cerveira, Caminha e Monção.

Do lado dos especialistas em smart cities, os paineis de oradores vão contar com o contributo de responsáveis de entidades como o INL - Internacional Iberian Nanotechnology Laboratory, a Universidade do Minho e o IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e das empresas Siemens, IBM, Deloitte, EDP Distribuição, Bosch, Transportes Intermodais do Porto, Cisco, PT Empresas, Armis, BSB, REN Portgás Distribuição, CaetanoBus, Efacec, entre outras.

Sem comentários: