quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Site mostra o voto de cada deputado



Há um novo site que pretende pretende mostrar o trabalho dos deputados quase em tempo real. Hemiciclo.pt foi desenvolvido por David Crisóstomo e Luís Vargas e, segundo os próprios, tem por objetivo aproximar os cidadãos da democracia.

Ao Diário de Notícias, Luís Vargas disse acreditar que o hemiciclo.pt pode criar «uma grande afinidade pelo nosso regime democrático. Há sempre a ideia de que não se sabe bem o que se passa ali, há uma falta de informação do que se passa no Parlamento».

Os autores do site admitem que, ao navegar no site oficial da Assembleia da República, qualquer cidadão «experimenta uma grande dificuldade» em pesquisar informação, nomeadamente sobre quem votou o quê. O hemiciclo.pt surge na sequência da petição n.º 405/XII, entregue a 13 de junho de 2014 na Assembleia da República, com o título "Saber como votam os representantes do povo". «A própria Constituição prevê isso e a República Portuguesa assinou um acordo europeu que garante esse nível de transparência», explicou Luís Vargas ao DN.

Perante isto, David Crisóstomo, estudante finalista de Economia, e Luís Vargas, designer industrial de formação, hoje mais dedicado à informática e ao webdesign, imaginaram um site que pudesse responder a esta falta de transparência do site oficial. «Foi o desafio inicial, mas depois pensámos fazer mais com esta informação recolhida», apontou.

Crisóstomo e Vargas fazem questão de sublinhar que o site não tem qualquer ligação política: «É uma coisa mais sóbria, sem opinião. O objetivo é ser completamente neutro. Independentemente das nossas orientações ideológicas, este será um bom contributo para aproximar os cidadãos da política», concluem, à publicação.

Já este ano a APDSI também se debruçou sobre a presença e desempenho político online na conferência "Voto Eletrónico Para Todos os Portugueses".

Sem comentários: