sábado, 5 de agosto de 2017

Portugal ganha duas medalhas de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Informática 2017


O secretário de Estado da Educação, João Costa, e o presidente da Direção da APDSI, Luís Vidigal, estiveram na passada sexta-feira, dia 4 de agosto, no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para receber a equipa portuguesa que representou Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática que decorreram em Terrão, no Irão.

Portugal conquistou duas medalhas de bronze. Os alunos premiados foram Duarte Nascimento, aluno do 12.º ano da Escola Secundária da Amadora, e Henrique Navas, aluno do 12.º ano da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa.

Já a 10 de junho, os oito primeiros classificados da Final das Olimpíadas Nacionais de Informática participaram no CIIC (Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação), cujas medalhas foram também entregues na cerimónia de encerramento das IOI’ 2017. Esta competição internacional juntou 96 concorrentes oriundos de 13 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Perú, Portugal, Porto Rico, República Dominicana e Irlanda (como país convidado).

Aqui, Portugal obteve cinco medalhas, sendo que duas medalhas de prata foram conquistadas por Kevin Pucci e Henrique Navas e as três medalhas de bronze foram obra de Guilherme Penedo, Duarte Nascimento e Tiago Verdade.

O Secretário de Estado da Educação tem vindo a manifestar o seu apreço pelos jovens em várias iniciativas. Sobre a sua presença na informática, João Costa já admitiu em diversas ocasiões ser uma área fundamental para o desenvolvimento de competências importantes para o futuro da população mais jovem.

Desde 1992 que Portugal participa neste evento, enviando os seus melhores alunos selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional.

Sem comentários: