terça-feira, 18 de julho de 2017

UNESCO adotou os princípios da Ciência Aberta



A UNESCO adotou os princípios da Ciência Aberta na Declaração de Genebra, que tem em vista a implementação da Agenda 2030 e o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nela estabelecidos. O anúncio foi feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

"Robotização e espaço" são prioridades para o novo Plano Nacional de Ciência e Tecnologia.

A iniciativa pretende estimular a partilha aberta do conhecimento entre a comunidade científica, a sociedade e as empresas, de forma a ampliar o reconhecimento e o impacto socio-económico da ciência.

A decisão foi tomada no âmbito da conferência "Mobilizing UNESCO Chairs in the Natural Sciences for Policy Action towards the 2030 Agenda" que se realizou na Suiça e onde esteve Maria Fernanda Rollo, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES).

Ainda no que diz respeito a este programa de democratização do conhecimento, o governo protuguês prepara a Política Nacional de Ciência Aberta, na qual se insere a Open Access Week 2017. O evento vai realizar-se entre os dias 23 e 29 de outubro. A edição deste ano vai contar com um colóquio acerca desta iniciativa, focado especialmente na paz e no desenvolvimento.

Sem comentários: