sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Pedro Veiga propõe cargo de CISO nos ministérios



Pedro Veiga, coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança desde abril do ano passado, defende a criação do cargo de Chief Information Security Officer (CISO) nos ministérios. A revelação foi feita em entrevista à Computerworld.

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) está a procurar recuperar de atrasos na sua atividade, já comprovados com o lançamento, no final de 2016, de um novo website do organismo.

Pedro Veiga admite que a estabilização da equipa técnica do CNCS não tem sido fácil, devido à escassez de recursos humanos e ao patamar de vencimentos possível na Administração Pública, mas afirma que está a desenvolver uma nova estratégia do organismo muito centrada na capacitação das pessoas. «Na parte técnica tem sido bastante desafiante. Na jurídica é mais fácil. O objetivo é ter 32 pessoas, mas isso não será possível nos próximos seis meses, por escassez de recursos humanos. Talvez depois. Como o centro tem a incumbência de transpor a diretiva europeia NIS, o corpo jurídico já está estabilizado», descreve à publicação.

A reformulação que o coordenador está a levar a cabo inclui formação para o cargo de Chief Information Security Officer nos ministérios.

Sem comentários: