quinta-feira, 3 de março de 2016

Olimpíadas Nacionais de Informática (edição 2016)




A APDSI promove a realização das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) e a participação portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI). As inscrições estão a decorrer aqui até 6 de abril.

A 28.ª Olimpíada - IOI 2016 - realiza-se este ano na cidade de Kazã, na Rússia, de 12 a 19 de agosto. Portugal vai novamente estar representado no evento internacional em conjunto com cerca de 80 outros países.

As Olimpíadas Internacionais de Informática, IOI - International Olympiad in Informatics - são uma das seis Olimpíadas da Ciência. A primeira edição das IOI teve lugar em Pravetz, na Bulgária, em 1989, com o apoio da UNESCO e desde então têm-se realizado todos os anos.

O objetivo principal das IOI é estimular o interesse dos jovens estudantes do ensino secundário pela informática e pelas tecnologias da informação e os seus vencedores, em cada ano, pertencem ao grupo dos melhores jovens cientistas mundiais no domínio da Informática.

A equipa portuguesa que participará nas IOI é selecionada através de um concurso de informática nacional ONI - Olimpíadas Nacionais de Informática.

A componente científica da prova é da responsabilidade do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e do Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

Este ano, e como tem sido hábito, as ONI desenrolam-se em duas fases: a primeira é um concurso realizado através da Internet, no qual os concorrentes, todos alunos do ensino secundário, resolvem três problemas de programação de natureza algorítmica, submetendo as suas soluções a um sistema de avaliação automático.

Os 30 concorrentes que obtiverem melhor classificação nesta prova preliminar passam à final nacional, que se realiza presencialmente, durante o mês de maio.

Os concorrentes melhor classificados na prova final poderão ser selecionados para participar num estágio de formação, a realizar em junho de 2016, no final da qual serão escolhidos quatro, para participarem, em representação de Portugal, nas IOI.



Sem comentários: