quarta-feira, 16 de setembro de 2015

5.ª Edição do jantar-debate "Um Outro Olhar sobre o Hospital"



A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), está a organizar mais uma edição do jantar-debate "Um Outro Olhar sobre o Hospital" no qual, de forma informal, se pretende estimular a discussão sobre o "Acesso e/à Inovação em Saúde". A 5.ª edição do jantar-debate vai realizar-se no Restaurante "Olhó Rio", em Lisboa, no dia 9 de outubro.
  
A atual crise económico-financeira implicou uma forte racionalização dos recursos e um rigoroso controlo dos custos, com impacto significativo nas organizações de saúde, nomeadamente nos hospitais. Associado a esta problemática os sistemas de saúde enfrentam outros desafios, como as alterações demográficas e de estilos de vida, o empobrecimento da população, a dificuldade de acesso aos cuidados de saúde e o enfraquecimento dos sistemas de proteção social, o desenvolvimento das tecnologias da informação e biomédicas, o aumento das doenças crónicas e de evolução prolongada, com consequente aumento da incapacidade, e o elevado ónus que estas representam para o sistema.

Neste âmbito, tem vindo a assistir-se a um vertiginoso aumento das taxas de incidência, entre outras, das perturbações psiquiátricas, das doenças oncológicas, cardiovasculares e respiratórias, bem como da diabetes, ou da infeção pelo vírus da hepatite C.
   
Por outro lado, importa salientar que as terapêuticas inovadoras representam um vetor muito importante, contribuindo para grandes avanços no tratamento de doenças como o cancro, sendo estimado que, de acordo com a evidência, os novos medicamentos contribuíram em cerca de 50-60% para o aumento das taxas de sobrevivência do cancro desde 1975.

Para marcar presença preencha o formulário de inscrição aqui, até ao dia 7 de outubro. A inscrição é validada após a confirmação do respetivo pagamento. O preço da inscrição é de 22 euros para os sócios da APDH e 27 euros para os não-sócios.

Sem comentários: