terça-feira, 21 de julho de 2015

Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática, em Almaty, Cazaquistão


Parte neste sábado, dia 25 de julho, pelas 15h45, do aeroporto de Lisboa, a equipa portuguesa para a Olimpíada Internacional de Informática que se realiza em Almaty, no Cazaquistão, de 26 de julho a 02 de agosto. Portugal é, novamente, um dos países participantes com uma delegação formada por quatro estudantes e um professor.

A equipa portuguesa para o concurso em Almaty é formada pelos estudantes Gonçalo Paredes (11.º ano da Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra), José Correia (12.º ano da Escola Secundária da Amadora), João Lago, (12.º ano do Colégio Internato dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia) e Fábio Colaço (12.º ano do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa).

Estes quatro concorrentes foram os primeiros classificados na final das Olimpíadas Nacionais de Informática: ONI'2015, que decorreram no passado dia 23 de maio, nas instalações do Departamento de Ciências da Computação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

As Olimpíadas Internacionais de Informática, IOI - International Olympiad in Informatics - são uma das seis olimpíadas de ciência, destinadas estudantes do ensino secundário de todo o mundo. As outras são as Olimpíadas da Matemática, da Física, da Química, da Biologia e da Astronomia. 

O objetivo principal das IOI é estimular o interesse dos jovens pela informática e pelas tecnologias da informação. Os vencedores das IOI em cada ano são estudantes excecionais e pertencem ao grupo dos melhores jovens cientistas mundiais no domínio da Informática.

Desde 2005 é a APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação que conduz a participação portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Informática. Foi também a APDSI que organizou este ano, as Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI).

As ONI são uma prova nacional análoga às IOI, com os mesmos objetivos, e servem também para escolher os representantes portugueses às IOI.

As Olimpíadas Nacionais da Informática contam com o Patrocínio da EDP, da Fundação Calouste Gulbenkian, do IEFP e da Pathena.

Sem comentários: