quinta-feira, 9 de abril de 2015

Fórum Internacional "ITW Information Technology World - for Welfare"



De acordo com o recente estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), "Digital Government Strategies for Transforming Public Service in the Welfare Areas", as políticas de bem-estar público, como as do Emprego e Segurança Social estão entre aquelas a que mais se afetam recursos públicos. Acresce a esta realidade a elevada carga de trabalho administrativo que caracteriza os serviços públicos que têm à sua responsabilidade a operacionalização destas políticas, sendo portanto serviços com elevado potencial de transformação digital.

A digitalização de serviços, é hoje, e cada vez mais, reconhecida como a ferramenta capaz de trazer mais eficiência, com um potencial para aumentar a produtividade e a efetividade bem como a democratização do acesso aos serviços. A reformulação digital, no longo prazo, aumenta a confiança pública nos governos e na sua capacidade de impulsionar processos mais inclusivos e crescimento, e potenciar a prevenção da fraude e da evasão, sendo a curto prazo o garante de estratégias orçamentais sólidas e sustentáveis.

É natural portanto, que nos diversos países, as entidades responsáveis pela gestão destes setores e pela gestão das tecnologias de informação, de uma forma coordenada, tanto nacional como internacionalmente, procurem cada vez mais, através da digitalização de serviços, formas de obter melhorias significativas nas políticas de bem-estar público, tanto em termos de qualidade de serviço como na sua eficiência.

Com este enquadramento, apresentamos a primeira edição do "ITW - Information Technology World - for Welfare".

O evento, promovido pelo Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, do Governo de Portugal, através do Instituto de Informática, realiza-se no dia 17 de abril no Auditório do Metro Alto dos Moinhos em Lisboa, e pretende constituir-se como um fórum internacional de referência, nos domínios dos Sistemas e Tecnologias de Informação aplicados ao setor público.

Com a presença de reputados convidados e palestrantes, nacionais e internacionais, com experiência e conhecimento acumulados nas áreas de eGovernment, eWelfare, eEmployment entre outras, será um importante momento para valorização profissional, através do enriquecimento de competências, partilha de experiencias e de boas práticas e networking.

Este evento é gratuito e requer confirmação de presença, que deverá ser feita para o endereço itw@seg-social.pt. Toda a informação atualizada sobre este evento, poderá ser consultada na respetiva página de Facebook do evento.

Sem comentários: