quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Empresas de TIC são mais produtivas



As novas empresas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) registam taxas de sobrevivência mais elevadas do que as organizações na área da indústria e nos serviços. A conclusão faz parte do estudo "Avaliação da Economia Digital", realizado pela OCDE, que estuda o papel das Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC) e da Internet na Economia.

De acordo com o estudo, a produtividade do trabalho no setor da economia da informação é cerca de 60% superior à da economia total. As indústrias da informação representavam, em 2012, cerca de 6% do valor acrescentado total e estas empresas detinham também cerca de 4% do emprego total e 12% do investimento fixo total na zona da OCDE. 

Quanto às receitas, o setor das TIC parece também resistir à crise, apesar da contração no investimento de investigação e desenvolvimento (I&D), quando comparado com aquele que habitualmente era feito no início da década. Ainda assim, em 2012 as empresas do setor não conseguiram ir além dos 3,8% de empregabilidade.

As TIC em Portugal

Em Portugal, segundo o estudo "Radiografia das TIC em Portugal", da Informa D&B, datado de maio de 2014, e referente às contas relativas ao exercício de 2012, o setor das TIC em Portugal é mais jovem na análise da idade das sociedades: a maioria das empresas do setor (53%) tem até cinco anos, o que não se verifica nas sociedades do restante tecido empresarial nacional (33%). As empresas TIC apresentam uma idade média de 7,4 anos (12,9 anos nas restantes), tem 42% de empresas consideradas jovens, i.e., com um a cinco anos de vida (27% nas restantes) e 11% de start-ups com menos de um ano (6% nas restantes). Na análise da idade, mais de metade das empresas do setor TIC tem menos de cinco anos (53%)

Sem comentários: