quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

"A Gestão Documental na perspectiva do MoReq2010" disponível em versão digital




Rafael António, autor do livro "A Gestão Documental na perspectiva do MoReq2010", disponibilizou a versão digital da publicação que lançou em outubro de 2012 na conferência da APDSI intitulada "Gestão Documental na Administração Pública".

O livro parte do conceito de Gestão Documental, que mereceu ao longo do tempo várias abordagens, para se centrar na perspetiva resultante da publicação dos Requisitos Modelares para o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo, denominado Moreq2010, que constitui a versão mais atual do conjunto de publicações MoReq do DML Fórum, e o possível impacto que poderão vir a ter em Portugal.

A organização e classificação de documentos, através do Serviço de Registo de Documentos, e a facilidade de migração entre diferentes plataformas, respeitando a conformidade explicitada no Serviço de Exportação, são as principais preocupações que o autor reflete no livro que pode descarregar gratuitamente aqui.

Como principal conclusão surge a importância da adoção de uma nova arquitetura que implica o ajuste dos atuais modelos de organização de arquivos ao impacto das novas plataformas digitais.

Sem comentários: