quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Banda larga volta a aumentar em Portugal



63% das famílias portuguesas usam banda larga. Os números são do Instituto Nacional de Estatística e também revelam que a Internet móvel está a ganhar terreno às tecnologias de acesso fixo.

Segundo estes dados, mais de metade dos utilizadores de Internet (57%) usa a rede a partir de dispositivos móveis ou, pelo menos, tirando partido de acessos móveis. A utilização deste tipo de tecnologia aumentou 19% no último ano e está a níveis idênticos aos do resto da Europa. 

Os números também mostram que as famílias utilizadoras de banda larga (63%) estão sobretudo no litoral do país, na região de Lisboa, onde 72% dos agregados têm banda larga em casa. 

Os números traduzem um crescimento, mas Portugal continua abaixo da média europeia neste indicador. Na UE, 76% das famílias têm banda larga em casa. Nas empresas, os números apurados pelo INE revelam que a banda larga tem uma penetração de 95%. A banda larga móvel nas empresas chega a 66% das organizações com 10 ou mais colaboradores. Há um ano chegava apenas a 54% das empresas.

Nas grandes empresas a penetração destes serviços atinge os 95%. Nas pequenas empresas não vai além dos 63%. 

Sem comentários: