sexta-feira, 2 de maio de 2014

Conferência “Administração Pública Eletrónica 2014 - O que falta fazer?”


A APDSI vai realizar uma conferência intitulada “Administração Pública Eletrónica 2014 - O que falta fazer?”, no próximo dia 4 de junho, entre as 9h00 e as 17h30, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em Lisboa. A conferência, coordenada por Luís Vidigal, da direção da APDSI, vai focar-se em três grandes painéis. São eles “Os Grandes repositórios e a Fé Pública”, “O Crescimento Económico e o Estado de Direito” e “Os Eventos de Vida do Cidadão”.

Ao longo dos últimos trinta anos as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tiveram um papel determinante na transformação do aparelho do Estado, induzindo nalguns setores verdadeiras ruturas e quebras de paradigmas vigentes. No entanto, este percurso nem sempre foi linear e cumulativo. As iniciativas e programas de e-Government conquistaram um papel de indiscutível relevo na agenda política dos governos de todo o mundo, constituindo um dos temas centrais nas discussões sobre a modernização das administrações públicas, desburocratização e competitividade.

Na sequência das conferências realizadas em 2012 e 2013 sobre desmaterialização de processos e sobre o papel da Sociedade da Informação na reforma do Estado, a APDSI propõe-se fazer mais uma vez um ponto de situação e refletir sobre o papel das tecnologias da informação na melhoria do funcionamento dos serviços públicos, procurando dar um contributo da sociedade civil para os desafios atuais e sobre as áreas prioritárias para o progresso do e-Government em Portugal.

Este ano a organização da conferência conta com a colaboração científica do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

A inscrição na conferência é gratuita mas obrigatória através do endereço de correio eletrónico secretariado@apdsi.pt.

Sem comentários: