terça-feira, 1 de abril de 2014

Ferramentas digitais no ensino devem ser usadas com moderação



Ferramentas digitais no ensino devem ser usadas com moderação. A recomendação partiu de um estudo feito pelo ORE - Observatório dos Recursos Educativos.

O ORE reconhece que o recurso a computadores e tablets com acesso à Internet em sala de aula é motivador dos processos de ensino-aprendizagem, mas a sua utilização deve ser moderada. Para o Observatório, o caráter de novidade desta utilização está, contudo, descuidar uma avaliação profunda e sustentada sobre as vantagens e desvantagens do uso do digital em contexto educativo, algo que a médio e longo prazo pode ter «consequências imprevisíveis».

Neste sentido, a entidade alerta professores, educadores, pais e decisores para a necessidade de esclarecer os prós e contras do uso de equipamentos como computadores, tablets ou mesmo smartphones na sala de aula. 

«Com este estudo, cujas recomendações apontam para uma utilização criteriosa e harmoniosa do suporte digital em ambiente educativo, o ORE abre o debate em Portugal sobre esta matéria, convocando os agentes educativos para projetos de pesquisa que, com rigor científico, aprofundem o que se passa, em termos de fundamentos e efeitos, no que respeita ao uso das tecnologias virtuais na sua correlação com os outros recursos educativos», lê-se no sítio na web do Observatório dos Recursos Educativos, com sede no Porto. 

Sem comentários: