sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

União Europeia premeia projeto de combate a espionagem online


A União Europeia premiou
com dez milhões de euros o projeto imPACT que se dedica à proteção da privacidade dos internautas.

O prémio ERC Synergy Grants foi atribuído a um grupo de quatro os professores de ciências da computação que trabalham em instituições universitárias alemãs e que estão a desenvolver um projeto que pretende vir a proteger os internautas de ações de espionagem e fraude. 

Michael Backesm, Peter Druschel, Rupak Majumdar e Gerhard Weikum têm vindo a aperfeiçoar um método que exponha os autores de espionagem sem, contudo, comprometer «a liberdade de opinião ou de acesso à informação e ao comércio características da Internet», explicam os responsáveis. 

Até ao momento ainda não existe uma solução definitiva para estes desafios mas estes quatro especialistas têm bons indicadores de evolução nesse sentido. Segundo Michael Backesm o processo é muito complexo devido aos próprios conflitos que os conceitos encerram: «Por exemplo, permitir a privacidade e o anonimato na web e, simultaneamente, responsabilizar os utilizadores pelas suas ações em caso de má conduta intencional, é algo muito difícil de se conseguir. Além disso, também não se consegue determinar a fiabilidade dos dados publicados anonimamente».

Serão todas estas questões ainda sem solução que formam o objeto da investigação que o fundo atribuído pela União Europeia poderá ajudar a resolver.

Sem comentários: