segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Lívio de Morais expõe na 1ª Conferência Governo Eletrónico CPLP


O mestre Lívio de Morais vai expôr a sua obra durante a 1ª Conferência de Governo Eletrónico - CPLP, a decorrer a 29 de novembro, na Torre do Tombo, em Lisboa.

Pintor, escultor, professor e investigador moçambicano, nascido a 10 de maio de 1945, na Zambézia, Moçambique, Lívio de Morais iniciou a sua formação artística no Núcleo de Arte, em Lourenço Marques (atual Maputo), onde frequentou o curso de Artes Plásticas.

Em 1971, veio para Portugal onde se licenciou em Escultura pela Escola de Belas Artes de Lisboa. Docente de História de Arte no ensino secundário, Lívio de Morais foi professor e membro dos colégios dos Irmãos Maristas em Moçambique e em Portugal.

Em 1997, o artista participou no Congresso Mundial sobre a reformulação dos Estatutos da Condição do Artista, na sede da UNESCO, em Paris. Também fez trabalhos fotográficos de cariótipo para investigação médica, na área da genética. É ainda membro da Casa de Moçambique, em Lisboa.

Como artista plástico, Lívio de Morais realizou várias exposições individuais e coletivas, principalmente, em Portugal e em Espanha. Recebeu alguns prémios, como Obra de Mérito Ouro Líquido, na categoria de Pintura, em Portimão (1991), o 3º Prémio do jornal O Público na área de Artigo de Crítica de Política Internacional sobre Timor-Leste, "Quando os Americanos ficam Indiferentes" (1992) e o Prémio Internacional (Prémio Prestígio Ai-Ué), no 30º Aniversário da Organização da Unidade Africana (1993).

Além das esculturas em betão e em bronze feitas para Portugal, Canadá e Estados Unidos da América, o seu trabalho pode ser apreciado em espaços públicos, como no Mosteiro da Batalha, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Carnaxide e no Consulado de Portugal em Barcelona.

Organizada pela CPLP, pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa e pela APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, a conferência do próximo dia 29 vai reunir representantes governamentais e empresariais de toda a comunidade CPLP, no auditório da Torre do Tombo, sob o tema "Governação Inteligente para Liderar o Futuro".

Sem comentários: