quarta-feira, 16 de outubro de 2013

12º Fórum da Arrábida da APDSI (2013) | "Repensar o Futuro da Sociedade da Informação - A Sociedade da Informação daqui a 20 anos"


A APDSI realizou, no dia 11 de outubro de 2013, o 12º Fórum da Arrábida subordinado ao tema "Repensar o Futuro da Sociedade da Informação - A Sociedade da Informação daqui a 20 anos".

Este 12º Fórum da Arrábida vem na continuidade dos encontros anuais realizados desde 2002 e tem como objetivo reunir um conjunto de personalidades que possam, em conjunto, e a partir de diferentes perspetivas, refletir e explorar novas ideias e entendimentos sobre o que será o futuro da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal, num mundo cada vez mais complexo e incerto.

Veja as apresentações dos keynote speakers e dos grupos de trabalho já disponíveis no sítio na web da APDSI.
Discutir ideias, baseados em tendências de necessidades, valores e modos de comportamento, que acreditamos que nos podem levar além das nossas rotinas diárias, materializando-se em visões criativas, é um objetivo a alcançar. Nesta edição a proposta foi para um tema prospetivo que tem merecido a atenção dos visionários e cientistas sociais quer nacionais e internacionais: A Sociedade da Informação daqui a 20 anos. Onde e como estaremos? Daqui a duas décadas que cenários se podem desenhar para aquilo a que hoje chamamos de Sociedade da Informação? Daqui a 20 anos viveremos melhor ou pior do que atualmente? Que mecanismos, nesse futuro, estarão disponíveis para os cidadãos, empresas, governos e outras instituições poderem interagir entre si?

Além das interrogações deixadas pelos keynote speakers, outras serviram de ponto de partida para as análises sobre os sub temas propostos onde foram identificadas e analisadas tendências que permitiram, aos diferentes grupos de trabalho, criar a sua visão do que será a Sociedade da Informação e do Conhecimento no futuro.

Como habitualmente, foram constituídos três Grupos de Reflexão, com atividade paralela, e no seio dos quais foram debatidos os temas alvo do Fórum deste ano. Cada Grupo de Reflexão produziu um conjunto de conclusões, perspetivas e recomendações sobre o futuro cujo documento será aqui publicado em breve.

Grupo de Trabalho 1 - A Sociedade da Informação Daqui a 20 Anos - Estaremos (Portugal) mais pobres ou mais ricos daqui a 20 anos? Economia e negócios, o exercício de cidadania, religiões e ideologias (liderado pelo Dr. Luís Vidigal | APDSI)

Grupo de Trabalho 2 - A Sociedade da Informação Daqui a 20 Anos - Estaremos (Portugal) mais pobres ou mais ricos daqui a 20 anos? Desenvolvimento global, tendências tecnológicas, meio ambiente, clima e desenvolvimento sustentável (liderado pelo Dr. Vítor Rodrigues | Executivo)

Grupo de Trabalho 3 - A Sociedade da Informação Daqui a 20 Anos - Estaremos (Portugal) mais pobres ou mais ricos daqui a 20 anos? Geopolítica global, sociedade e demografia, evolução das cidades e saúde (liderado pela Dra. Maria Perpétua Rocha | Médica e Ativista Cívica)

Nas edições mais recentes do Fórum da Arrábida abordaram-se os seguintes temas: "Uma Agenda para o Crescimento e a Coesão Social", em 2012, "Segredos de Estado - Transparência na Internet", em 2011, e "O Papel da Sociedade da Informação da Superação da Crise", em 2010.

Este evento é patrocinado pela ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações e Reditus. 

Sem comentários: