segunda-feira, 15 de abril de 2013

Grand Coalition junta empresas europeias num objetivo comum



No âmbito da Agenda Digital para a Europa, várias empresas apresentaram compromissos ao abrigo da Grand Coalition, cuja missão passa por apoiar a criação de emprego nas novas tecnologias e dotar os europeus de capaciadades profissionais nessa área.

As entidades que assinaram compromissos no âmbito desta iniciativa europeia foram: a SAP, Telefonica, CISCO, the European Schoolnet, the Council of European Professional Informatics Societies (CEPIS), the ECDL (European Computer Driving Licence) Foundation, the European e-Skills Association, HP, Microsoft, Oracle, Fast Track to IT and the Corporate IT Forum.

Foi também anunciado que a Google, Randstad e a ENI estariam a traçar um compromisso nesse sentido.

As associações europeias mais significativas na área das novas tecnologias também marcam presença. São elas: a Digital Europe, CIONET, EUROCIO e a PIN-SME.

A Comissão Europeia solicita às empresas envolvidas a oferta de formação e adequação dos cursos para empregos na área digital, uma ligação entre as qualificações que as pessoas obtêm e as que as empresas necessitam, o evitar a falta ou excedente de mão de obra nas diferentes regiões, certificação válida entre Estados-Membros, sensibilização dos cidadãos para o setor digital e um sistema de aprendizagem mais inovador.

Apesar de não ser possível prever que empregos serão necessários no futuro, as entidades responsáveis consideraram, contudo, que se pode observar uma clara tendência tecnológica em toda a indústria que deverá ser optimizada com formação dos funcionários.

Ao nível europeu, o pedido de compromissos continuará aberto até 31 maio, sendo apresentados na Assembleia da Agenda Digital, em Dublin, na Irlanda, a 19 e 20 junho.

No sítio na web da APDSI encontra o documento de enquadramento da Grand Coalition.

Sem comentários: