quinta-feira, 28 de março de 2013

Terreiro do Paço transforma-se numa tela multimédia gigante


O Terreiro do Paço vai transformar-se numa tela multimédia gigante, durante este fim-de-semana prolongado da Páscoa (28 a 31 de março), a partir das 21h00 e até às 00h15, com o espetáculo "Terreiro do Paço - a nossa praça", pelos artistas Nuno Maya e Carole Purnelle.

O espetáculo é de entrada livre e convida o público a passear por este espaço requalificado da capital portuguesa através daquela que é já considerada a maior projeção 3D vídeo mapping alguma vez feita em Portugal, com mais de 150 metros de comprimento.

Haverá, também, uma plataforma interativa touchscreen em tempo real, que transforma a fachada poente do Terreiro do Paço num mural virtual gigante, subordinado à temática da Páscoa e da Primavera.

Para estas noites da quadra Pascal foram produzidos mais de 150 gigabytes de filmagens e mais de 500 desenhos e pinturas para, no final, se criar um filme animado, composto por 22 mil imagens sequenciais adaptadas à fachada do edifício.

A projeção é acompanhada por uma banda sonora original do compositor Sylvain Moreau, difundida num sistema de som com mais de 45 mil watts de potência.

O evento é organizado pela Associação Turismo de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, e sob a direção artística de Nuno Maya e Carole Purnelle, do ateliê OCUBO, que assegura a produção dos conteúdos, workshops, animações 2 e 3D, efeitos especiais, pós-produção, edição vídeo, programação interativa, banda sonora e projeção do vídeo mapping.

Sem comentários: