segunda-feira, 11 de março de 2013

Conferência: O Papel da Sociedade da Informação na Reforma do Estado - Problema ou Solução?



A APDSI vai realizar uma conferência, intitulada "O Papel da Sociedade da Informação na Reforma do Estado", no próximo dia 4 de abril de 2013, entre as 9h00 e as 18h00, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (Campus de Campolide), que também vai decorrer em videoconferência com várias universidades do país.

A inscrição para a conferência, coordenada pelo Dr.Luís Vidigal, é gratuita para os sócios com a quotização em dia e convidados especiais. Para os restantes participantes a inscrição implica o pagamento de 30 euros, que incluem a quota de 2013. Em ambos os casos deverá ser feita através do e-mail secretariado@apdsi.pt.

Ao longo dos últimos trinta anos as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tiveram um papel determinante na transformação do aparelho do Estado, induzindo nalguns setores verdadeiras roturas e quebras de paradigmas vigentes, mas infelizmente este percurso nem sempre foi linear e cumulativo, pois os vários governos que entraram neste processo nem sempre souberam reconhecer a herança recebida, preferindo reinventar soluções em vez de reaproveitar os progressos já alcançados e inovar nos sistemas de informação através da criação de valor mais sustentada e participada.

As iniciativas e programas de e-Government conquistaram um papel de indiscutível relevo na agenda política dos governos de todo o mundo, constituindo um dos temas centrais nas discussões sobre a modernização das administrações públicas, desburocratização e competitividade. Neste domínio Portugal atingiu, no passado recente, notoriedade internacional pela diversidade de realizações e inovação evidenciadas no desenvolvimento de vários programas que é importante dar continuidade no futuro, apesar da adversidade das atuais circunstâncias financeiras.

Na sequência da Conferência realizada em 2012 sobre desmaterialização de processos e dada a recente alteração verificada nas diversas estruturas coordenadoras das TIC na administração pública, num contexto em que se questiona o atual modelo do Estado, a APDSI propõe-se fazer um ponto de situação e refletir sobre o papel das tecnologias da informação na melhoria do funcionamento dos serviços públicos, procurando deste modo dar um contributo da sociedade civil para a discussão em curso sobre a reforma do Estado.

Veja aqui o programa.

Sem comentários: