quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Estatísticas relacionadas com a Sociedade da Informação no mundo em 2012


Está já disponível mais uma edição do manual "Measuring the Information Society", da responsabilidade da Internacional Telecommunication Union - ITU - para o ano de 2012.

É a quarta edição desta publicação que se propõe, anualmente, a monitorizar o desenvolvimento da Sociedade da Informação socorrendo-se, para tal, de dados estatísticos da OCDE, da UNESCO e das Nações Unidas entre outras entidades de abrangência internacional.

Este ano são apresentados no manual um conjunto de dados e análises sobre a receita e os investimentos no sector das TIC, e é proposta uma nova metodologia para medir o limite da capacidade mundial de telecomunicações.

Em jeito de balanço e comparativamente ao ano passado, a publicação constata, em 2012, a quase universal utilização das TIC. Grande parte dessa conectividade é atribuída ao crescimento da banda larga móvel e dos seus dispositivos.

No entanto, nem tudo é perfeito: "Na verdade, as disparidades de desenvolvimento das TIC entre países continuam a ser substanciais, com valores que são, em média, duas vezes superiores nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento", nota Brahima Sanou, diretor do Telecommunication Development Bureau (BDT) da International Telecommunication Union.

Pode descarregar aqui, gratuitamente, o livro de 2012 e recordar aqui as compilações do ano passado.

Sem comentários: