quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Conferência "A Informação Geográfica na Economia e na Gestão do Território - Oportunidade: Sim ou Não?"

A APDSI vai realizar a conferência "A Informação Geográfica na Economia e na Gestão do Território - Oportunidade: Sim ou Não?" no próximo dia 28 de novembro, no Centro de Informação Urbana de Lisboa, no Picoas Plaza. Fazer investimentos mais inteligentes e rentáveis em pessoas, processos e modelos organizacionais, capazes de permitir a desmaterialização e a interoperabilidade dos processos relativos à informação geográfica e à organização do território, é um dos temas que a APDSI se propõe discutir na conferência.

Esta reorganização dos investimentos já feitos passa, no entender da Associação, por identificar os organismos responsáveis pela manutenção dos vários tipos de informação - central, regional e local, criando uma infra-estrutura geo-espacial única ao serviço da economia e dos portugueses.

"A falta de rigor e transparência na informação sobre o território e a sua posse é responsável por grande parte da corrupção no nosso país, designadamente através da criação de mais-valias avultadas decorrentes da requalificação de terrenos rurais em zonas urbanas", aponta a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

"Um país define-se pela sua Soberania, pela sua Comunidade e pelo seu Território. Um país que não conhece nem domina o seu território fragiliza-se e não se consegue gerir a si próprio" alerta a Associação, como ponto de partida para esta conferência coordenada pelo Professor Mário Rui Gomes e pelo Eng.º Arménio Castanheira.

A conferência decorre entre as 14h00 e as 18h00, conforme programa que pode consultar no sítio na web da APDSI.

Sem comentários: