segunda-feira, 9 de abril de 2012

13ª Tomada de Posição do GAN: “A Estratégia do XIX Governo Constitucional para as TIC: Racionalizar para Melhorar?”

O Plano Global Estratégico (PGE) de racionalização e redução de custos nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Administração Pública, no qual o Grupo de Projecto GPTIC, criado pela resolução de Conselho de Ministros nº 46/2011 de 14 de novembro trabalhou, é o documento base sobre o qual assenta a racionalização dos investimentos e gestão das TIC, imposto pelo Memorando da Troika.

Apesar de registar com agrado a aprovação deste documento, no que concerne à reorganização das TIC resultante do agrupamento dos serviços do Estado nos novos Ministérios, a APDSI considera que “as reorganizações em cada Ministério têm que ser feitas assegurando a sua participação no modelo de governação das TIC bem como a sua capacidade de planeamento e de gestão dos projetos e dos serviços implementados, dos portfolios dos ativos (hardware e software) e da segurança e qualidade da informação”.

Esta é uma das conclusões da 13ª Tomada de Posição do Grupo de Alto Nível da APDSI, intitulada “A Estratégia do XIX Governo Constitucional para as TIC: Racionalizar para Melhorar?”, que será apresentada publicamente na próxima quarta-feira, 11 de Abril, na Sala do Senado, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. O trabalho do GAN também aponta um conjunto de recomendações que visam a obtenção de um documento mais abrangente.

O objectivo do Governo é que o PGE permita uma melhor relação custo-benefício na área das TIC na Administração Pública, atingindo uma poupança de mais de 500 milhões de euros ao ano.

Sem comentários: