sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Olímpiadas da Informática (edição 2012)


A APDSI promove a realização das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) e a participação portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI).

As Olimpíadas Internacionais de Informática, IOI - International Olympiad in Informatics - são uma das seis Olimpíadas da Ciência. O objectivo principal das IOI é estimular o interesse dos jovens - estudantes do-ensino secundário - pela informática e pelas tecnologias da informação e os seus vencedores, em cada ano, pertencem ao grupo dos melhores jovens cientistas mundiais no domínio da Informática.

A 24ª Olimpíada - IOI 2012 - realiza-se este ano na cidade de Sirmione, Montichiari, em Itália de 23 a 30 de Setembro de 2012. Portugal estará presente de novo, em conjunto com cerca de 80 outros países.

A APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação - promoverá a participação da representação portuguesa nesta 24ª edição das IOI.

A equipa portuguesa que participará nas IOI é seleccionada através de um concurso de informática nacional ONI - Olimpíadas Nacionais de Informática.

A componente científica da prova é da responsabilidade do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e do Departamento de Engenharia Electrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

Este ano, e como tem sido hábito, as ONI desenrolam-se em duas fases: a primeira é um concurso realizado através da Internet, no qual os concorrentes, todos alunos do ensino secundário, resolvem três problemas de programação de natureza algorítmica, submetendo as suas soluções a um sistema de avaliação automático.

Os 30 concorrentes que obtiverem melhor classificação nesta prova preliminar passam à final nacional, que se realiza presencialmente, durante a tarde do dia 18 de Maio de 2012. Os concorrentes com melhor classificação na prova final poderão ser seleccionados para participarem num estágio de formação, a realizar em Julho de 2012, no final do qual serão escolhidos quatro, para participarem, em representação de Portugal, nas IOI.

Informações adicionais no site da APDSI.

Sem comentários: