segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

APDSI entrega prémio da Sociedade da Informação

A Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, com o patrocínio das empresas Oracle e Lógica e o apoio do semanário Expresso, promoveu, no passado dia 16 de Fevereiro, mais uma cerimónia de entrega do “Prémio Personalidade da Sociedade da Informação” e “Homenagem a
Uma Vida”, que se realizou no Hotel Ritz, em Lisboa.

Na abertura da cerimónia, o Presidente da Direção da APDSI, professor Dias Coelho, congratulou-se pela concretização desta que foi já a 9ª edição da entrega destes prémios e lamentou que não possa ser entregue o Prémio Editorial correspondente a 2011: “Hoje estamos perante duas pessoas ímpares da nossa sociedade que marcam a história do Século XXI em Portugal. Uma, infelizmente, já não está entre nós, o doutor Diogo Vasconcelos, e a outra dá-nos o privilégio da sua companhia e honra-nos com a sua presença, o professor António Barreto. O “Prémio Editorial” não é atribuído este ano por decisão do Júri, em virtude dos jornalistas não terem contribuído como era esperado com o seu trabalho, concorrendo a um prémio generoso de cinco mil euros”.

À semelhança das edições anteriores, a homenagem póstuma e o Prémio Personalidade da Sociedade da Informação destinam-se a reconhecer e a promover a “excelência” neste domínio de relevância social. Diogo Vasconcelos, homenageado a título póstumo, foi fundador e presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, de Novembro de 2002 a Julho de 2005. Nessa qualidade, foi responsável pela elaboração do Plano de Ação para Sociedade da Informação, do Plano de Ação do Governo Electrónico, da Iniciativa Nacional para a Banda Larga, entre outras. Em 2007 torna-se primeiro português a ocupar um cargo de diretor internacional na Cisco.

António Barreto, Sociólogo e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, foi galardoado com o Prémio “Personalidade da Sociedade da Informação” do Ano 2011 “pelo seu contributo para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal, precisamente pelo seu empenho na criação e desenvolvimento da “PORDATA - Base de Dados Portugal Contemporâneo”, destacou o presidente da Direção da APDSI.

António Barreto recebeu, como lembrança, um quadro com a sua imagem, pintado pelo artista Nuno Viegas. O galardoado felicitou a Associação pela iniciativa: “A APDSI é, seguramente, a entidade que mais tem lutado em Portugal pela Sociedade da Informação, pela generalização dos mais modernos meios e instrumentos de comunicação e pelo acesso generalizado dos cidadãos a serviços públicos mais diretos, mais rápidos e mais confiáveis. Esta associação é um exemplo de cooperação para o futuro e para o bem de todos. Tenho notícia do que têm feito em prol de uma administração pública experiente e rápida ao serviço dos cidadãos. Os senhores são quem merece prémios”. António Barreto manifestou também o seu reconhecimento por “passar a estar na mesma lista de várias pessoas ilustres que respeito e saúdo”.

O evento contou a presença dos vários elementos que integraram o júri deste ano. “A APDSI, como voz da sociedade civil no domínio da sociedade da informação e do conhecimento, expressa de forma clara que os homenageados de hoje nesta 9ª edição do prémio e homenagem pertencem a um grupo de excelência na Sociedade da Informação e que todos nós necessitamos deles, da sua criatividade e inovação e que devemos homenageá-los em vida, quando podemos, e postumamente quando já não temos o privilégio da sua presença” concluiu o Professor Dias Coelho.

Sem comentários: