sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

APDSI aprova Plano Anual de Atividades

Depois da reunião da Conselho Geral, realizada no passado dia 1 de Fevereiro, a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação aprovou o plano anual de atividades para 2012. Este é um documento da APDSI que contempla as atividades a decorrer até ao final de 2012 nas áreas da sociedade, mercado e tecnologias, administração pública, cooperação, desenvolvimento social e internacionalização.

Globalmente, estas linhas orientadoras agora apresentadas têm por objectivo, para este ano, dar “contributos de alto valor na definição de políticas para a Sociedade da Informação e do Conhecimento. De destacar o contributo do GAN - Grupo de Alto Nível - que tem sido determinante para o posicionamento da APDSI como uma voz da sociedade civil com pensamento estruturado em relação aos grandes temas que se enquadram no âmbito da Sociedade da Informação e do Conhecimento” lê-se na apresentação. Estes objectivos anuais estão relacionados com a avaliação dos resultados alcançados em anos anteriores face às metas anteriormente fixadas pela direcção.

Destacamos a atribuição dos prémios “Personalidade do Ano da Sociedade da Informação” e a “Homenagem a Uma Vida”, assim como a comemoração do “Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação” e a preparação do “Congresso das TIC 2012 - As Indústrias Criativas e o Empreendedorismo na S.I.”.

Sendo 2012 um ano com um enquadramento socioeconómico marcado pela austeridade, à qual ninguém fica indiferente nem escapa incólume, a direcção da APDSI entende que é essencial lançar-se mão dos instrumentos disponíveis que não exijam esforço financeiro elevado e tenham o potencial de contribuir para a regeneração do crescimento económico e para a redução do desemprego, por isso a necessidade de influenciar o sentido do desenvolvimento da Sociedade da Informação junto do Governo, das entidades públicas e do próprio setor empresarial é agora mais importante do que nunca”.

De salientar, ainda, as atividades previstas de Grupos Permanentes em áreas como a Saúde, Justiça, Educação, Negócio Eletrónico, Sistemas de Informação Geográfica, Segurança na Sociedade da Informação e Web 2.0, bem como de um novo Grupo Permanente dos Media, para além do Fórum Profissional e do Fórum de Executivos da Sociedade da Informação.

O Plano de Atividades para 2012 apresenta uma secção relativa às atividades previstas pela Delegação Norte que prossegue este ano a sua atividade. O Plano foi aprovado por unanimidade. Pode consultá-lo no sítio na web da APDSI.

Sem comentários: