segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Prémio Eng. A. J. Simões Monteiro


Está a decorrer uma nova edição do Prémio Eng. A. J. Simões Monteiro. O prémio corresponde a uma homenagem dos colegas e amigos de António João Simões Monteiro na data de comemoração do 5º aniversário do seu desaparecimento (18 de Maio de 2007).

Este concurso visa premiar o melhor programa informático em desenvolvimento ou desenvolvido voluntária e gratuitamente para apoio a organizações de solidariedade social, realizado recentemente ou a realizar até Maio de 2012. O objectivo desta iniciativa é estimular e homenagear os que mais se dedicam e prestigiam a Engenharia Informática em Portugal com acções de voluntariado.

Serão admitidos a concurso, projectos ou programas de concepção e produção de conteúdo maioritariamente informático, que revelem um elevado nível tecnológico e de inovação. Os programas ou projectos deverão possuir grande valor acrescentado, sendo condição preferencial estarem em funcionamento ou previsto aplicar a curto prazo em uma ou mais organizações de solidariedade. O promotor ou os elementos da equipa promotora do projecto terão que ser, na sua maioria, Engenheiros portugueses.

O concurso está a decorrer até 31 de Março de 2012. A participação deverá ser formalizada através de apresentação, em mão ou por carta registada, à Ordem dos Engenheiros, Av. António Augusto de Aguiar, de um dossier de candidatura.

Preâmbulo

António João Simões Monteiro nasceu a 8 de Janeiro de 1943.

Licenciado em Engenharia Químico-Industrial pelo Instituto Superior Técnico, com Mestrado em Engenharia Química, pela Universidade de Kansas, e em Gestão de Projectos, pela Universidade Aberta, desde cedo dedicou a sua vida à defesa da Engenharia Informática em Portugal, tarefa que iniciou com a criação da Associação Portuguesa de Informática.

Foi docente do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo aí responsável pelas cadeiras de Gestão de Sistemas de Informação e Aspectos Sócio-Profissionais da Informática.

O Eng. Simões Monteiro foi sócio fundador e Director-Geral da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI).

Era o actual Presidente da Amnistia Internacional Portugal, organização de defesa dos direitos humanos que, em 1981, ajudou a fundar. A sua vida sempre se pautou pelas causas sociais, sendo o seu lema "Direitos Humanos, sempre". Foi o representante português no Technical Committee 9 - "Informática e Sociedade", da International Federation for Information Processing (IFIP) e Membro da Comissão de Programa da fileira Telecooperação, 15th IFIP World Computer Congress, Viena/Budapeste, 1998.

Sem comentários: