segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sociedade da Informação "36 anos depois".E ainda bem!!!

E se alguém lhe oferecer flores? (não é "impulse como dizia o spot publicitário...).Isso é só porque é Primavera...!!!!
E se alguém lhe oferecer informação?(não é "computadores" como tem dito a "propaganda" tecnológica). Isso é só porque é "bem" dizer que vivemos na Sociedade da Informação e do Conhecimento!!! 
Vem tudo isto a propósito dos 36 anos do "nosso 25 dos cravos" de que ficou apenas e felizmente uma grande coisa a "democracia".Só por isso sinto-me bem.
E ainda.
Há sempre um "e ainda"...neste caso positivo!!
António Barreto na sua entrevista de ontem à TSF e ao DN:... sobre a forma como somos informados (mediaticamente), dizia:
"A informação, em boa parte, acho que está cumprida. Temos uma informação livre em Portugal. Sei que há riscos, que há interferências, que há pressões. Sei isso tudo. Vocês sabem, nós sabemos. Mas o essencial, se quero dizer o que me apetece e o que penso, como estou a fazer agora, nada me impede. Po-de haver pessoas que não têm acesso por uma razão qualquer, porque não são conhecidas, porque ninguém quer saber o que elas pensam, porque dizem parvoíces; com certeza que há isso, porque tudo tem as suas regras. Mas não sinto nenhuma pressão, nenhum constrangimento na minha liberdade de pensar, na minha liberdade de me exprimir. Pode haver pessoas que tenham certos cargos e que, se dizem algumas coisas, podem depois ter represálias. Isso faz parte das sociedades modernas. Há problemas com a imprensa, com a estrutura da imprensa, rádio, televisão e jornais. No essencial informar corre bem e corre muito melhor o outro tipo de informação, que é a informação pelo Estado e pelas empresas - as empresas também têm responsabilidades em dar informação ao público.".


Naturalmente deixo a pergunta:
E se alguém lhe disser que vivemos na Sociedade da Informação e do conhecimento isso é verdade e o quê para si?


Falar livremente?
Ler e escrever na imprensa?Nos blogs?
Ter havido um Livro Verde da SI?
Haver Lojas do Cidadão?
Cartão do Cidadão?
Computadores aos kilos na AP?
Internet?
Tudo e mais alguma coisa?


E se fosse viver de uma forma diferente (36 anos depois) e não apenas estar mais informado e informar?
Por exemplo, ser mais produtivo e racional na coisa económica e social.
Na vida em Sociedade.
Quer seja a da Informação.
Quer seja também a do conhecimento.
Mas que seja sobretudo a dos Saberes e da Sabedoria (mesmo que esta seja apenas a Sabedoria Popular) num mundo global e em crise.


Temos imprensa livre?Excelente!
Somos bons no e-gov? Excelente!
Somos bons no e-vento?Excelente!


Somos bons no e-gora?
Não!!!
É pena...mesmo que bem informados





Sem comentários: