segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Semana Europeia "eSkills" promove "eCompetências" (2 a 5 de Março 2010)

Os dados do Eurostat indicam que 7% da população da União Europeia não possui qualquer competência com computadores e mais de 60%, com uma habilitação que não ultrapassa o ensino secundário, não têm eCompetências básicas.

Estas estatísticas “evidenciam a necessidade de uma acção concertada face à persistência da iliteracia e da segregação digitais”.

Alguns especialistas consideram que as eCompetências e a literacia digital são hoje uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. As tecnologias têm sofrido uma evolução veloz, sendo essencial ajudar as pequenas e médias empresas e os empresários a manterem-se a par e passo com o desenvolvimento tecnológico para permanecerem competitivos.

No âmbito da Semana Europeia de eSkills, vai decorrer um pouco por toda a Europa uma série de iniciativas, com mais de vinte países participantes. Nesse sentido, as autoridades públicas, as empresas TIC, as escolas e as comunidades educativas estão a trabalhar, em conjunto, para organizar eventos, sessões de formação, visitas escolares, competições, entre outros, com vista a sublinhar a importância das competências TIC na sociedade actual e a demonstrar a vasta oferta de oportunidades de trabalho na área.

Os eventos pan-europeus decorrem até Março de 2010. As organizações e as empresas interessadas em aderir à Semana eSkills podem registar-se no site da Direcção-Geral Empresa e Indústria da Comissão Europeia. O sítio está disponível em http://ec.europa.eu/enterprise/index_pt.htm

A Semana Europeia de eSkills, vai decorrer de 2 a 5 de Março e assinala o culminar desta campanha. O objectivo é responder às oportunidades de melhoria críticas no domínio das eCompetências, identificadas em estudos e pesquisas efectuadas naquela área.

Sem comentários: